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Vida saudável: descubra como simples hábitos podem aumentar a sua qualidade de vida

Praticar exercício físico, viajar, aprender um novo idioma e manter uma alimentação balanceada. Essas, para a maioria, são algumas das opções que aparecem quando se imagina uma vida mais saudável e tranquila. Entretanto, com a correria do dia a dia, é comum faltar o tempo para pensar em como alcançar essa rotina mais leve, incluindo a alimentação.

O que vem em mente quando falamos em uma refeição mais nutritiva é a angústia. Afinal, quem quer desapegar daqueles excessos no fim de semana, esquecer aquela festinha com os amigos e deixar de lado a comidinha gostosa no aniversário de família para não desequilibrar o cardápio? Mas vamos com calma, nem tudo está perdido. Algumas mudanças simples na sua rotina já fazem grande diferença, deixando sua dieta e consciência mais leve.

Confira abaixo os primeiros passos para alcançar um dia a dia mais saudável.

Atividades físicas

A prática de exercícios é um fator essencial para manter uma vida saudável. Além de fortalecer a imunidade e aumentar a energia, ela ajuda a controlar o estresse e também a manter uma boa saúde mental. E, por reduzir a tensão arterial e o colesterol, também previne doenças cardiovasculares.

Alimentação saudável

Não consegue tirar? Então adicione. Se a ideia de comer alimentos grelhados e cozidos ou reduzir drasticamente o açúcar te deixa estressado, então tente uma abordagem diferente. Continue com seus pratos favoritos, mas acrescente, pouco a pouco, alimentos saudáveis. Trocar o pão por uma tapioca, por exemplo, pode tornar a sua refeição mais leve e rica em propriedades. É a persistência que faz o hábito, então, quando você menos perceber, já terá substituído sua refeição por algo nutritivo.

Uma boa noite de sono

Para quem acha que descansar resulta somente em relaxamento, aí vem mais. Dormir bem é o fator responsável pela reposição de energia e representa um dos segredos da longevidade. O repouso adequado também ajuda no controle do estresse, já que o organismo equilibra a produção de hormônios.

Uma dica antes de deitar é evitar bebidas estimulantes, como café, refrigerantes, chá preto ou verde. Outro ponto importante é dispensar o uso de eletrônicos na hora de dormir, como televisões e celulares.

Beba água

Manter-se hidratado está diretamente ligado a um melhor funcionamento do corpo e da mente. A quantidade pode variar de acordo com o peso, mas o indicado é ingerir entre um litro e meio a dois litros diários. Para quem se esquece de tomar, uma dica é colocar alarmes, ou ainda carregar uma garrafinha onde quer que você vá.

Faça exames periódicos

Check-ups médicos contribuem na prevenção e correção de eventuais fatores que podem resultar em risco a sua saúde. Por isso, ao menos uma vez por ano, procure seu médico ou uma clínica especializada. Realizar exames de rotina é fundamental para cuidar do seu corpo.

Tarefa de hoje – relaxar

Programações como meditação, yoga, mindfulness e mantras calmantes podem diminuir sua pressão arterial, reduzir batimentos cardíacos e proporcionar uma boa noite de sono. Escapar da correria do dia a dia, mesmo que só por cinco minutinhos, causa um efeito tranquilizante surpreendente no corpo.

Pronto para fazer uma rotina mais saudável? Conte com os alimentos Rocha para tornar sua refeição rica e equilibrada, com produtos focados em qualidade e sabor que fazem o seu cardápio muito mais nutritivo.

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